QUÍMICA - PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
JAQUELINE F.
SALVADOR
2014
JAQUELINE F.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
TRABALHO SOLICITADO PELA DISCIPLINA DE QUÍMICA NA SALA DE AULA DO 2º ANO DE LOGÍSTICA 1, COM O INTUITO DE APROFUNDAR-ME AO ASSUNTO.
TADEU
SALVADOR
2014
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Na química, a separação de misturas é muito importante, pois para obtermos resultados mais corretos em pesquisas e experiências, é necessário que as substâncias químicas utilizadas sejam as mais puras possível. Para isso, utiliza-se vários métodos de separação.
Separação magnética (misturas heterogêneas)
Trata-se de um método de separação específico das misturas com um componente ferromagnético como o cobalto, o níquel e, principalmente, o ferro. Estes materiais são extraídos pelos ímanes, fenômeno que se pode aplicar para reter as suas partículas ou para desviar a sua queda.
Separação por sublimação (misturas heterogêneas)
A sublimação é a passagem direta de sólido a gás que sofrem algumas substâncias como o iodo, em determinadas condições de pressão e temperatura. A sublimação pode-se aplicar às soluções sólidas e às misturas, sempre uma das substâncias possa sofrer este fenômeno. Basta aquecer a mistura ou solução à temperatura adequada e recolher os vapores que, quando arrefecem, se vêem submetidos a uma sublimação regressiva, ou seja, passam diretamente de gás a sólido.
Separação por solução e filtragem (misturas heterogêneas)
Para separar uma mistura sólida, pode recorrer-se a um solvente seletivo e, portanto, à separação por solução. Às vezes é possível encontrar um bom solvente para um dos componentes da mistura que, no entanto, não dissolve o outro ou os outros componentes, obtendo-se uma suspensão.
Filtragem – quando uma suspensão passa através de um papel de filtro, as suas partículas ficam retidas se o diâmetro da malha que forma o papel for suficientemente pequeno.
No caso das