Química Orgânica
ENGENHARIA QUÍMICA
BIOPOLÍMEROS
Luiz Filipe Felix
Thiago Felippe
Abril, 2014
INTRODUÇÃO
Atualmente há considerável interesse em polissacarídeos obtidos pela ação de microorganismos. Estes polissacarídeos, conhecidos como biopolímeros, são obtidos por processos fermentativos. Possuem capacidade de formar soluções viscosas e géis em meio aquoso, mesmo quando aplicados em baixas concentrações.
Esses polímeros são caracterizados por possuirem natureza biodegradável. Devido as suas propriedades físico-químicas os biopolímeros podem ser utilizados na indústria como emulsificantes, gelificantes e estabilizantes.
POLÍMEROS BIODEGRADÁVEIS
Estes polímeros são materiais degradáveis, em que a degradação resulta primariamente da ação de microrganismos, tais como fungos, bactérias e algas de ocorrência natural, gerando CO 2, CH4, componentes celulares e outros produtos, segundo estabelecido pela "American Standard for
Testing and Methods" (ASTM-D-833). Ou de outro modo, são materiais que se degradam em dióxido de carbono, água e biomassa, como resultado da ação de organismos vivos ou enzimas.
Descobertos há cerca de 10 anos, os plásticos biodegradáveis, também denominados plásticos biológicos ou bio-plásticos, hoje ainda têm uma participação mínima no mercado internacional.
Apesar da vantagem de sua aplicação quanto à preservação do meio ambiente, os plásticos biológicos são mais caros, e têm aplicações mais limitadas que os sintéticos, por serem menos flexíveis. No Brasil, iniciou-se um estudo, com os polímeros da família dos poli(hidroxialcanoatos) (PHAs), que podem ser produzidos por bactérias em biorreatores a partir de açúcares,cana de açu-car. Tais polímeros possuem propriedades semelhantes às dos plásticos petroquímicos, com a vantagem de poderem ser bio-degradados por microrganismos presentes no meio ambiente, em curto espaço de tempo, após o descarte. O principal representante dos PHAs é