Química Orgânica
Série: 3ª
Turma: A, B, C, D
Data: ____/_____/_____
Professor (a): Patrícia Soares de Lima
1. O que é química orgânica?
È o ramo da química que estuda os compostos que contêm carbono, chamados de compostos orgânicos. Desde os primórdios, a humanidade percebeu que existia dois tipos de materiais no mundo.
Aqueles que poderiam servir de alimento e outros que não tinham esta finalidade. “Nós podemos viver de raízes e larvas, porém não podemos sobreviver de areia e pedra”.
elétrons. Ele é capaz de compartilhar elétrons fazendo ligações covalentes.
Conseqüentemente ele pode formar milhões de compostos.
No século XVIII, os cientistas entendiam que existiam dois tipos de compostos na natureza: aqueles derivados dos minerais, chamados de “Inorgânicos”, e compostos obtidos de organismos vivos denominados de
“orgânicos”. Estes apresentavam uma “força vital” capaz de cria-los e não podiam ser sintetizados em laboratório. Esta divisão foi feita em1807 por Jöns Jakob Berzelius.
Em 1828, contudo, Friedrich Wöhler conseguiu obter em laboratório a uréia (um composto orgânico) a partir do cianato de amônio (um composto inorgânico).
Elementos Organógenos
Uma série de elementos que estão presentes em quase todos os compostos orgânicos. São eles: C, H, O e N.
Compostos de Transição
São aqueles que apesar de conterem em sua estrutura C, não são considerados orgânicos.
Ex.: Carbonatos (CO3)=, diamante, grafite, CO,
HCN, CO2, etc.
2. A química orgânica nos dias atuais
Atualmente a humanidade dispõe de:
Compostos orgânicos naturais, cujas fontes principais são o petróleo, o carvão mineral, o gás natural, os produtos agrícolas etc.; Compostos orgânicos sintéticos, produzidos artificialmente pelas indústrias químicas, que fabricam desde plásticos e fibras têxteis até medicamentos, corantes, inseticidas etc. Desde fins do século XIX até hoje, a
Química