Química - lixo
LIXO: Do descarte ao reaproveitamento
1. Os sistemas de tratamento do lixo veiculados em seu livro-texto podem ser divididos em duas classes distintas: descarte e reaproveitamento do lixo.
a. Identifique quando é feito o descarte ou quando o lixo está sendo reaproveitado, associando corretamente a coluna da direita com a da esquerda:
(I) (B) Reciclagem (A) Descarte de Lixo
(II) (A)Incineração (B)Reaproveitamento de lixo
(III) (A) Lixão
(IV) (A)Aterro Sanitário
(V) (B)Compostagem
(VI) (A)Aterro Controlado
b. Em quais dos sistemas anteriores, há necessidade de se fazer um tratamento prévio do lixo utilizando coleta seletiva? Justifique.
A Reciclagem e a compostagem, pois para o reaproveitamento dos materiais recicláveis, necessita de prévia separação destes, para que não se misturem com materiais que não são reaproveitados na reciclagem.
2. Quando a água da chuva passa em meio ao lixo, ela ajuda a formar um líquido denominado chorume.
a. O que é chorume?
É a mistura dos resíduos produzidos pela decomposição de restos de comida com a água.
b. Em qual(is) sistema(s) de tratamento de lixo ele é formado?
É formado no lixão e nos aterros sanitários.
c. Que problema o chorume pode trazer para uma região?
Pode contaminar os lençóis freáticos e, devido o acúmulo dos gases pesados desse líquido, pode causar diversos problemas para as pessoas que moram ao redor do local se utilizarem a água de poço que certamente estará contaminada.
CONSULTE OS VÍDEOS RECOMENDADOS NA PARTE I DA ATIVIDADE
3. Considere o descarte de lixo/dejetos de animais feito de forma inapropriada:
a. Quais são as consequências, em cada caso, advindas desse descarte? Relacione as consequências com as reportagens assistidas.
Doenças oriundas do chorume e animais como a leptospirose, hepatite e amebíase; a grande quantidade de gás metano, sendo liberado pelo lixo no subsolo que pode acarretar