Química geral
1) Defina a diferença entre estágio obrigatório e estágio não obrigatório:
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO é aquele que faz parte da carga horária do curso e que o aluno precisa cumprir para se formar. ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO é aquele que não faz parte da carga horária do curso, mas é importante para o currículo e para o aprendizado do aluno. Ambos os tipos de estágio – OBRIGATÓRIO e NÃO OBRIGATÓRIO – devem ser, conforme lei de estágio, supervisionados pela instituição de ensino. O NÃO OBRIGATÓRIO é supervisionado pela Central de Estágios. Já o ESTÁGIO OBRIGATÓRIO passa pelo acompanhamento da Central de Estágios e também pela supervisão de uma disciplina com um professor em sala de aula.
2) O que é Unidade concedente de Ensino:
É o estabelecimento público ou privado onde se ministra, sistematicamente, ensino coletivo. As instituições de ensino são responsáveis por supervisionar e avaliar os estágios, cuidando para que eles estejam adequados à proposta pedagógica do curso, à etapa e modalidade de formação escolar do aluno e ao horário e calendário escolar.
3) O que é TCE?
É o Termo de Compromisso de Estágio, instrumento jurídico que realiza a relação de estágio, impondo as normas cabíveis à instituição de ensino, e a unidade concedente de ensino ao estudante.
4) Por quanto tempo é possível estagiar na mesma empresa?
O tempo máximo de estágio na mesma Empresa é de dois anos, exceto quando tratar-se de Estagiário portador de deficiência;
5) De acordo com a RESOLUÇÃO CFESS Nº 533, de 29 de setembro de 2008, indique as condições para ser orientador de campo, ou seja, supervisão direta de estágio em Serviço Social que estabelece a relação entre unidade acadêmica e instituição pública ou privada que recebe o estudante.
O assistente social que deseja ser supervisor de campo deve realizar o Curso de Atualização de Supervisores de Estágio em Serviço Social3
. Ao término de cada edição do Curso de