Química experimental 1 - calibração
Todo experimento prático está sujeito a uma margem de erro. Esse erro pode ser sistemático, que se repete toda vez que a medição é feita, devido a um erro no instrumento de medição utilizado, ou um erro aleatório, cujas causas são variadas. Para evitar-se erros sistemáticos, os instrumentos de medidas utilizados na experiência são previamente calibrados.
A calibração de instrumentos de medidas consiste em operações que estabelecem, sob condições específicas, a relação entre valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes aos padrões utilizados. É essencial para a garantia da qualidade das medidas geradas. Ela assegura que os instrumentos usados para experiências estão dentro de um critério aceitável e proporcional, e que não vão prejudicar o resultado do experimento. Qualquer instrumento que tenha influência direta no resultado deve ser calibrado, não importando em qual etapa esse instrumento seja usado.
O experimento realizado em laboratório objetivou o aprendizado do processo de calibração de instrumentos, no caso, um termômetro e um balão volumétrico de 25mL.
Procedimento Experimental:
- Materiais Utilizados: * Termômetro; * Balão Volumétrico (25mL); * Água Destilada; * Tripé; * Bico de Bunsen; * Manta de Amianto; * Suporte Universal; * Garra; * Barômetro; * Balança Semi-Analítica; * Béquer.
- Método:
Primeiramente mediu-se a massa do balão volumétrico vazio. Em seguida, preencheu-se o balão volumétrico com água destilada até a marcação e pesou-se o balão novamente, recolhendo uma medida. Assim, concluiu-se a massa de água contida no balão. Após esse procedimento, foi colocada certa quantidade de água destilada em um béquer, a fim de medir a temperatura ambiente da mesma.
Nesse mesmo béquer, foi adicionada água destilada em seu estado sólido, com o intuito de determinar a temperatura de fusão da água pura. Para isso, foi montado um