Química do diodo
Os semicondutores são sólidos cristalinos de condutividade elétrica intermediária entre condutores e isolantes. Este tipo de elemento pode ser tratado quimicamente para transmitir e controlar uma corrente elétrica.
Os materiais semicondutores são essenciais na fabricação de dispositivos eletrônicos tais como diodos, tiristores, transistores entre outros.
Este texto tem como objetivo apresentar algumas informações a respeito dos dispositivos semicondutores. Para um melhor entendimento, o texto foi dividido em seções. Na primeira seção apresenta-se uma breve descrição dos materiais extrínsecos. Em seguida, inicia-se a apresentação de alguns dos dispositivos semicondutores mais comuns, bem como sua operação física e características mais relevantes.
1.1Materiais extrínsecos tipo n e tipo p (Boylestad)
As características dos materiais semicondutores podem ser alteradas significativamente pela adição de certos átomos de impureza no material. Este processo é chamado de dopagem, e após essa modificação o material semicondutor passa a ser chamado de material extrínseco.
Existem dois materiais extrínsecos de importância fundamental para a fabricação de um dispositivo semicondutor: tipo p e tipo n. Ambos são formados pela adição de um número pré-determinado de impurezas em uma base de germânio ou silício.
- Material tipo n: criado através da introdução de impurezas com cinco elétrons de valência como antimônio, arsênio e fósforo. Após as ligações covalentes, um átomo permanecerá desassociado de qualquer ligação covalente e estará livre para mover-se dentro do material tipo n formado.
- Material tipo p: formado através da dopagem do silício ou germânio puro com átomos de impureza com 3 elétrons de valência (boro, gálio e índio). Após a dopagem existirá um número insuficiente de elétrons para completar as ligações covalentes da rede