Química de coordenação experimental
Cursos: Bacharelado e Engenharia Química Faculdades Anhanguera
Prof. Bruno P. Maciel bpmaciel@gmail.com Apresentação do Curso de Química de Coordenação Apresentação do Curso de Química de Coordenação Parte Experimental Parte Experimental
A parte experimental do curso de Química de Coordenação visa propiciar ao aluno o conhecimento de alguns procedimentos de síntese inorgânica, isolamento e purificação de compostos, assim como algumas técnicas de caracterização. Objetiva-se, também, demonstrar experimentalmente alguns conceitos teóricos que fundamentam a Química dos compostos de coordenação. Gostaríamos de destacar, nesta apresentação do curso, que todas as operações realizadas em um procedimento experimental apresentam uma fundamentação conceitual que justificam as suas escolhas em detrimento a outros procedimentos semelhantes. Por exemplo, a escolha de uma filtração a vácuo em detrimento de uma filtração por gravidade; a utilização de um funil de placa porosa em detrimento do papel de filtro; a realização de uma filtração a quente em detrimento a uma filtração a frio, entre outros. Tais aspectos deverão ser amplamente explorados pelos alunos quando da elaboração dos relatórios. A seguir, apresentamos algumas normas que irão reger a parte experimental do curso, para as quais os alunos deverão estar sempre atentos:
1. Para o bom andamento das experiências, o aluno deve ler com antecedência o roteiro para a realização do experimento, para entrar no laboratório sabendo o que será feito e assim acompanhar a explicação que será dada pelo professor. 2. As aulas de laboratório serão realizadas quinzenalmente (a cada 15 dias) e o material para os experimentos encontra-se anexado ao final deste documento.
3. Devem-se formar Grupos de 4 alunos: os alunos deverão formar grupos já na primeira aula, identificando esta associação ao professor. As composições dos grupos serão mantidas até o final do semestre.
4. Professores: Os