Química Ciclos Biogeoquímicos e mais.
É a área que pesquisa, projeta, desenvolve, gerencia e controla os processos biológicos. Esse bacharel transita entre a química, a biotecnologia e a biologia e estuda a química de organismos vivos e a estrutura e microbiologia das células. Assim, ele entende de transformações de células vivas, enzimas e outros sistemas, que, por meio da fermentação ou de outros processos, dão origem a novos produtos. No seu trabalho, ele manipula proteínas e enzimas, antibióticos, ácidos nucleicos, carboidratos, lipídios e outras biomoléculas sensíveis. Trabalha na indústria alimentícia, farmacêutica (humana e animal), de biocombustíveis e bioenergia, de bebidas, de papel e celulose, de genética médica e de insumos para a agricultura. Ao engenheiro de bioquímica cabe ainda transformar esses projetos em escala industrial. Também atua no setor de controle de qualidade.
Nutriente
Qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo e compõem os alimentos. Nutrientes são essenciais para a vida e geralmente são formados pelos elementos químicos. Estão divididos em macro nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais, água e fibras da dieta). Nos macros nutrientes é que estão os valores calóricos dos alimentos.
Macro e micro nutrientes
Os macros nutrientes são aqueles que são essenciais para a sobrevivência e desenvolvimento de um organismo, que se encontram em grande quantidade. Os micronutrientes são igualmente essenciais mas que se encontram em pequena quantidade.
2- Ciclos biogeoquímicos
São processos naturais que reciclam elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos, e, depois, vice-versa. Água, carvão, oxigênio, nitrogênio, fósforo e outros elementos percorrem estes ciclos, unindo os componentes vivos e não-vivos da Terra. Sendo a Terra um sistema dinâmico, em evolução, o movimento e a estocagem de seus materiais afetam todos os processos físicos,