Química - Argônio
Símbolo: Ar
Massa Atômica: 39,948 ± 0,001 u
Grupo, período, bloco: 18 (VIII A), 3, p
Isótopos naturais: Os principais isótopos do argônio presentes na Terra são Ar-40 (99,6%) e em menores quantidades, o Ar-36 e Ar-38. O isótopo K-40, com uma vida média de 1,205×109 anos, decaiem 11,2% a Ar-40 estável mediante captura eletrônico e desintegração β+ (emissão de um positrão), e os 88,8% restantes a Ca-40 mediante desintegração β- (emissão de um electrão). Estas proporções de desintegração permitem determinar a idade das rochas. Na atmosfera terrestre, o Ar-39 é gerado por bombardeamento de raios cósmicos principalmente a partir do Ar-40. Em locais subterrâneos não expostos é produzido por captura neutrónica do K-39 e desintegração α do cálcio.
O Ar-37, com uma vida média de 35 dias, é produto do decaimento do Ca-40, resultado de explosões nucleares subterrâneas.
Raio atômico: 71 pm
1º energia de ionização: 1520,6 kJ/mol .A primeira energia de ionização é alta porque a carga nuclear efetiva é alta no lado direito do período.
Afinidade eletrônica: Afinidade eletrônica (ou eletroafinidade), propriedade periódica, é a energia que um, e somente um átomo, em estado fundamental, no estado gasoso, libera ao "ganhar" um elétron.
Eletronegatividade: sem dados.
Ponto de fusão: -189,4 °C
Ponto de ebulição: -185,8 °C
Densidade: 1,784 kg/m3,
Estado Físico: Gasoso
Principais compostos: Como o argônio é um gás nobre, espera-se que ele não participe de compostos com outros elementos, mas em condições especiais é possível preparar alguns compostos contendo argônio, como o difluoreto de argônio (ArF2) e o fluoridreto de argônio(HArF), ambos os compostos são estáveis a baixas temperaturas. ArF2 é um sólido que se decompõe nos elementos àtemperatura ambiente.
Aplicações: Lâmpadas incandescentes, lâmpadas fluorescentes, solagem de arco elétrico, fabricação de titâno, fabricação de monocristais e fabricação de extintores de