Química Analítica
Curso: 4º período- Engenharia de Alimentos
Disciplina: Química Analítica
1. INTRODUÇÃO
Os valores de pH em um organismo afetam a estrutura e atividade de macromoléculas biológicas, como exemplo temos a atividade catalítica enzimática. Em diagnóstico médico também é importante a medida do pH, pois, doenças podem aumentar ou diminuir o pH do sangue, urina, trato digestivo entre outros (KOOLMAN, 2005, COX, 2011 e MARZZOCO, 2011).
Ácidos fortes como ácido clorídrico, sulfúrico e nítrico, são completamente ionizados em solução aquosa, assim como, as bases fortes como hidróxido de sódio e hidróxido de potássio. Os que não são totalmente dissociados em água (ácido fraco e base fraca), também são importantes no metabolismo e na sua regulação (COX, 2011).
Um sistema de tampões é caracterizado pela combinação de um ácido fraco com sua base conjugada, ou uma base fraca com seu ácido conjugado. Os ácidos são definidos como doadores de prótons e as bases como aceptoras de prótons, constituindo um par conjugado ácido-base, o que faz com que o pH varie de forma insignificante quando adicionados ácidos ou bases (KOOLMAN, 2005 e COX, 2011).
Ao adicionar uma base à um sistema tampão, os íons OH- desta base, associam-se com os prótons do meio, formando H2O, correspondendo à retirada de prótons do meio fazendo com que o tampão reaja dissociando o ácido para satisfazer sua constante de equilíbrio. Assim, esta dissociação repõe parte (mas não todos) dos prótons do meio que foram associados com os íons OH-. Portanto, haverá uma diminuição da concentração de prótons, ou aumento do pH muito menor do que aquele que ocorreria se não houvesse reposição. Ou seja, dissociando o ácido quando se adiciona um álcali, ou, associando um próton e base conjugada quando se adiciona um ácido forte o sistema-tampão previne a variação acentuada de pH. Isto ocorre pela