química analítica quantitativa
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
QUÍMICA LICENCIATURA
PADRONIZAÇÃO DE NAOH E DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO EM VINAGRE
Relatório solicitado pelo professor Antonio Santana como cumprimento da disciplina Química Analítica Quantitativa.
Por: Thaís Roberta O. Alves
Março /2014.1
INTRODUÇÃO
A análise titrimétrica refere-se à análise da Química Quantitativa feita pela determinação do volume de uma solução, cuja concentração é conhecida com exatidão, necessária para reagir quantitativamente com um volume determinado da solução que contém a substância a ser analisada. A solução cuja concentração é conhecida com exatidão é chamada de solução padrão ou solução padronizada. O peso da substância a ser analisada é calculado a partir do volume da solução padrão usada, da equação química envolvida e das massas moleculares relativas dos compostos que reagem (MENDHAM, 2002).
A solução padronizada é normalmente adicionada com a ajuda de uma bureta. A operação de adição da solução padronizada é feita até que se complete a reação, chamada de titulação. O volume exato em que isto acontece é classificado como ponto de equivalência ou ponto final teórico ou estequiométrico (VOGEL, 2002).
Os métodos titrimétricos podem ser muito precisos. As aparelhagens são mais simples e a execução é geralmente rápida, evitando-se separações difíceis e cansativas. São as seguintes aparelhagens:
Frascos de medidas graduados;
Substâncias de pureza conhecida para o preparo de soluções padronizadas;
Um indicador visual ou método instrumental para determinação do término da reação; (MENDHAM, 2002).
As reações empregadas em análise titrimétrica podem ser representadas pelas seguintes classes:
I. Reações de neutralização: Incluem-se nesta classe as titulações de bases livres ou de bases formadas pela hidrólise de sais de ácidos fracos com um ácido padrão (acidimetria) e a titulação de ácidos