Quintessencia
QUINTESSÊNCIA
Tangará da Serra
2014
DAIANE TIELI GOMES RODEN
SUMÁRIO
3 INTRODUÇÃO
Com instalações no Rio de Janeiro, a farmácia Quintessência, é o estudo de caso a ser mencionado neste trabalho.
Fundada em 1986 (meados da década de maior vigor das farmácias de manipulação, após duas décadas de interrupção deste ramo), com intuito de melhor qualidade de vida e melhoria de bem estar, quatro recém-formados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, jovens farmacêuticos, com anseios de desenvolvimento, elucidaram uma união em prol de um obejtivo comum: estruturar uma farmácia homeopática, onde pudessem exercer assessoria farmacêutica, compreendendo desde recepcionar as receitas até manipular medicamento, com diferencial de proporcionar informações de utilidade sobre os zelos com o tratamento, almejando parceiros da medicina, otimizando etapas de cautela com a saúde do cliente.
Ainda na década de 80 (oitenta), os quatro jovens sócios, na faixa etária dos 25 anos, coligaram seus aprendizados e conhecimentos, além de determinação e força de trabalho. Por um período aproximado de 2 anos atuaram em todas as atividades e funções dentro da farmácia, compreendendo os serviços gerais até a visitação médica.
Já na década de 90, por volta de 1998, os sócios farmacêuticos arrojaram a organização, proporcionando a criação de um pequeno Centro de Treinamento (CTQ) e no Serviço de Atendimento ao Cliente Quintessência (SAC-Q), uma vez que sentiram o desejo de organizar a estrutura para o desenvolvimento e a capacitação de seus funcionários. Além dessa inovação, criaram um canal de comunicação entre os clientes e os profissionais de saúde.
Recentemente, a farmácia em questão é compreendida por cinco lojas, sendo