Quimicas
Toda química deveria ser precedida por uma boa dose de tratamento, disso depende o resultado. E escolher o tratamento certo antes de fazer a química, que nesse caso vamos incluir também coloração, é a chave.
O ideal de preparação de um cabelo que deseja ser relaxado/alisado/colorido depende do diagnóstico. Infelizmente muitos profissionais não sabem fazê-lo.
No diagnóstico a maior ferramenta que o profissional possui são os sentidos, o único sentido que não utilizamos no diagnóstico é o paladar (graças a Deus).
Visão: Não precisa ser expert para notar um cabelo danificado, porém um olho treinado enxerga dano num cabelo aparentemente "saudável".
Audição: Ouvir é fundamental, por isso nascemos com 2 orelhas e apenas uma boca, ouvir tudo que o cliente fala e interpretar é a chave para descobrir as causas de dano que você não conseguiu identificar usando apenas a visão.
Olfato: Pode não parecer mas o olfato pode diagnosticar a química utilizada além de diagnosticar problemas no couro cabeludo.
Tato: O tato é o segundo sentido mais importante no diagnóstico capilar, só perde para a visão. É atravez do tato que você define textura, densidade, porosidade, etc.
Como já falamos, cada novo cliente é um novo projeto, sabemos que projetos precisam de muito mais do que execução, precisam de diagnóstico, cronograma, escopo (onde você identifica quais ítens serão trabalhados) e finalmente produção.
Com cabelo não é diferente, na era da informação não tem lugar para "cabeleleiro" que só executa mecanicamente.
O bom profissional é aquele que tem imaginação, a pessoa que consegue visualizar um resultado mentalmente tem chances maiores de fazer um bom diagnóstico e consequentemente obter excelentes resultados.
O bom