Quimica
Discussão dos fundamentos teóricos a respeito de cristalização fracionada e retículos cristalinos.O processo de cristalização fracionada é usado na separação e purificação de compostos sólidos e cristalinos, tanto em escala de laboratório como industrial.
Objetivo
Compreender sob diferentes aspectos o fenômeno da cristalização fracionada, bem como suas aplicações. Saber utilizar equações iônicas.
Reconhecer, a partir de observações experimentais, a morfologia de alguns cristais com aspecto simples.
Materiais e ReagentesTripé de ferro, papel de filtro, tela de amianto e pinça metálica. Béquer de 100ml, funil de vidro e vidro de relógio. Balança analítica e bico de bunsen.
Soluções e reagentes: Água destilada, KCl (marca Reagem) e NaNO3.
Procedimentos
Em um bécher de 100 ml colocamos 7,503g de,7,501 g de KCl e 25 ml de água. Agitamos a mistura até solubiliza-la totalmente.Quando feita a transferência fica um pouco de resíduo no bécher,rinçamos com um pouco de água destilada para obetermos as particulas desse residuo do bécher. Adicionamos 25 ml de água a mistura e a solubilizamos com um bastão de vidro,o bécher resfriou.Aquecemos na placa de aquecimento à 50ºC para solubiliza totalmente a solução,logo após resfriamos a solução em banho de gelo com sal grosso, ela prescipitou a 8ºC .Filtramos a solução e obtemos no papel de filtro oque possui formato de agulhas em sua estrutura.Pegamos o filtrado que passsou pelo papel de filtro e aquecemos à 100ºC para prescipitar o outro sal.Aquecemos no bico de bussem para prescipitar mais rapido.O sal precipitou filtramos a soluçao e concluimos que no papel de filtro havia NaCl, o famoso sal de cozinha.
Resultados de discussões
Depois da primeira filtragem obtiveram-se cristais brancos que se formaram sob forma de agulhas. Já após a segunda filtragem obtiveram-se cristais brancos finamente particulados em forma de grãos. O primeiro precipitado obtido foi o KNO3 e no segundo