Quimica
Neste trabalho abordamos questões relacionadas com: * Aspectos da ética individual; * Aspectos da ética social; * A justice na perspectiva personalista, marxista e existencialista.
Podemos introduzir que os aspectos da ética individual resumem−se nas formas fundamentais da coexistencia com os outros.
A ética social é o subcapitulo da ética normativa, que procura fundamentar as normas e objectivos da interação entre o individuo e o grupo ou grupos entre si.
Aspectos da ética individual: Nesta secção, abordamos formas de coexistencia na perspective antropologica e não na perspectiva sociologica .Apresentamos em seguida, algumas das forças de coexistencia com outros
Amor: implica em primeiro lugar, a afirmação do outro Como sujeito, isto é, como pessoa. Não so afirmar mas afirmar para promover: afirmação e promoção do outro enquanto outro na sua originalidade e unicidade. Este amor de afimação é necessariamente incondicionado(ama oque o outro é e nao oque o outro tem); é desinteressado (o amor não procura vantagens pessoais, egoistas, oque seria instrumentalizar a pessoa); finalmente, o amor é fidelidade criadora que procura realizar e promover o outro de acordo com o seu projecto existencial próprio e original.
Indiferença: Este é o relacionamento mais comum em sociedade. Tematizado por autores personalistas e existencialistas, esta forma de relacionamento tem, fundamentalmente, duas caracteristicas: o <outro> é, a função que desempenha, sendo a pessoa substituida pelo funcionário; a segunda característica é o tratamento com o outro na Terceira pessoa : o outro não é um <tu>, mas um < ele >. Este <ELE> Implica uma subjectivação da pessoa e a redução da subjectividade á soma da qualidade e função.
Ódio: um objecto não se odeia nem se ama.O ódio é a regeição da subjectividade de outro e a sua <apropriação>. Enquanto na indiferença, o outro como se nao existisse; o ódio exige, por assim dizer, existencia do