quimica
A estrutura molecular do benzeno (C6H6) foi identificada pelo químico alemão Friedrich August Kekulé (1829-1896).
Kekulé é hoje considerado um dos fundadores da Química Orgânica, a ciência que estuda os compostos do elemento químico carbono (pelo menos em sua definição moderna). Este químico alemão sabia na época que esta nova molécula, tão presente em organismos vivos, era composta por seis átomos de carbono e seis átomos de hidrogênio. Entretanto, essa fórmula molecular contrariava, pelo menos aparentemente, o que Kekulé mesmo havia descoberto em relação aos átomos que constituem a molécula, o que não conferia estabilidade ao benzeno.
O átomo de carbono é capaz de estabelecer quatro ligações com quaisquer átomos, é tetravalente. O átomo de hidrogênio é monovalente, ou seja, forma apenas uma ligação química.
Dessa forma, de acordo com os postulados dos compostos de carbono saturados, o número de átomos de hidrogênio deveria superar o de carbono em 2,5 vezes, o que não era o caso do benzeno. Kekulé, após longos períodos de reflexão infrutífera, sonhou, na tarde de 1865, com uma cobra engolindo o próprio rabo. Quando acordou, tinha a resposta para a pergunta mais desafiadora de sua carreira: bastaria fechar a estrutura de carbonos para que esta pudesse ser formada sem desobediência às leis das ligações químicas. O sonho inspirador que tivera contribuiu decisivamente na compreensão da estrutura da molécula de benzeno.