quimica
Sumario
Índice
Introdução
Pagina 1 e 2 - Aspecto químico do petróleo.
Pagina 3 - Aspecto Químico do Carvão Mineral
Pagina 4- Tipos de petróleo e Tipos de carvão mineral
Pagina 5- Fracionamento do Petróleo
Pagina 6- Fonte de energia pelo petróleo
Pagina 7 - Fonte de energia pelo carvão mineral
Pagina 8 - Principais produtos com petróleo e principais produtos com carvão mineral
Pagina 9 - Petróleo leve e petróleo pesado
Pagina 10- Bacia de santos
Pagina 11 - Petróleo no Brasil
Conclusão
Referencias bibliografica
Introdução
Nesse trabalho vamos explicar um pouco como o petróleo e o carvão mineral podem ser usados, as matérias primas que são extraídas de ambos componentes, para adiantar um pouco sobre assunto vamos falar sobre a obtenção de energia, vamos falar como são extraídos, vamos trazer curiosidades e os principais aspectos químicos de cada um, vamos lá descobrir mais sobre essas matérias tão utilizadas no nosso cotidiano.
Aspecto químico do petróleo.
O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos, sendo que os principais são os hidrocarbonetos, ou seja, substâncias formadas somente por átomos de carbono e hidrogênio e que podem ser subdivididas em cinco grupos principais: alcanos, alcenos, alcinos, cicloalcanos e aromáticos. Falaremos mais a respeito desses grupos e como eles interferem na composição do petróleo e de seus derivados mais adiante.
Na composição do petróleo, também são encontrados compostos orgânicos que possuem átomos de nitrogênio, oxigênio e enxofre, além de poder conter também alguns metais. Visto que o petróleo foi formado pela decomposição lenta (milhões de anos) de matéria orgânica (seres animais e vegetais), é de se esperar que a maior parte de sua composição seja de hidrocarbonetos, sendo, portanto, natural que elementos derivados da matéria orgânica encontrem-se em menor quantidade no petróleo extraído atualmente.
O problema de o