Quimica
.
Os hidrocarbonetos são a chave principal da química orgânica, visto que são eles que fornecem as coordenadas principais para formação de novas cadeias e posteriormente para nomenclatura de outros compostos. Praticamente todos os alcanos ocorrem naturalmente no gás natural do petróleo. Um componente presente exclusivamente na gasolina brasileira que merece destaque especial é o etanol. Seu principal papel é atuar como antidetonante. A quantidade de etanol presente na gasolina deve respeitar os limites estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo - ANP (teor entre 20% e 25% em volume). A falta ou excesso de álcool em relação aos limites estabelecidos pela ANP compromete a qualidade do produto que chega aos consumidores brasileiros.
OBJETIVO
O objetivo principal deste estudo é determinar o teor de álcool presente em uma amostra típica de gasolina, verificando se a porcentagem de álcool contido na mesma está ou não dentro dos limites e condições essenciais para uso estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo – ANP. Ainda, o reconhecimento da presença da química e sua importância no controle de qualidade de combustíveis.
MATERIAIS UTILIZADOS I. Vidraria: II. Proveta 100 ml; III. Béquer 100 ml IV. Bastão de vidro; V. Cadinho
II. Reagentes: * Amostra de gasolina, * Água destilada, * Álcool etílico, * Dicromato de potássio, * Acido sulfúrico.
PROCEDIMENTOS:
Em uma proveta adicionar 20 ml de água em 20 ml de gasolina, analisar o percentual de etanol presente na gasolina, e se existe adulteração, ou seja, se a quantidade de etanol é maior que a quantidade permitida.
Propriedades do álcool etílico procedimentos:
Misturar 20 ml de água em 20 ml de álcool.
Misturar 20 ml de gasolina em 20 ml de álcool.
Adicionar 2 ml de dicromato de potássio, a 1 ml de acido sulfúrico em 5 gotas de álcool etílico.
Inflamar 5 ml de álcool etílico .
5. Respostas dos resultados alcançados
1) A mistura da água com a