Quimica
Radioatividade
Manaus-Am
2015
Escola *************************
Professor: *******************
Aluno: ###########
Turma: 3°ano 1 , Turno : matutino
Radioatividade
Trabalho elaborado para a disciplina de Química, sob a orientação do professor Francisco Galvão, como nota parcial do 2° bimestre.
Manaus – AM
2015
Leis da Radioatividade Na radioatividade encontram-se três leis, alfa, beta e gama, que seguem abaixo.
1ª Lei- quando um átomo emite uma partícula alfa, seu número atômico diminui de duas unidades e sua massa atômica de quatro unidades.
2ª Lei- quando um átomo emite uma partícula beta, seu número atômico aumenta de uma unidade.
As radiações gama não alteram o número atômico nem o número de massa do átomo. Quando um átomo emite uma partícula radioativa dizemos que ele sofreu uma desintegração.
Primeira Lei da Radioatividade
1ª Lei da Radioatividade ou 1ª Lei de Soddy (1ª lei da radiatividade natural) - Quando um radioisótopo emite uma partícula alfa (α) originará um novo elemento que apresenta redução de duas unidades em seu número atômico ( prótons) e redução de 4 unidades em seu número de massa.
Por exemplo, o plutônio apresenta número de massa igual a 242 e número atômico de 94, ao emitir uma partícula alfa (α), será transmutado a urânio com número de massa igual a 238 e número atômico, 92.
Segunda Lei da Radioatividade
2ª Lei da Radioatividade ou 2ª Lei de Soddy (ainda conhecida por Lei de Fajans e Russel) - Quando um radioisótopo emite uma partícula beta (β) o seu número atômico aumenta em uma unidade e o seu numero de massa praticamente não sofre alteração.
A desintegração de um nêutron no núcleo de um radioisótopo instável gera: um próton, uma partícula beta (β), um