QUIMICA
*Mercúrio*
História
Descoberto ainda na Grécia antiga, foi um dos primeiros elementos estudados e tem sido de interesse para os estudantes de química desde os dias da alquimia até a atualidade. É um líquido prateado que na temperatura normal é metal e inodoro. Não é um bom condutor de calor comparado com outros metais, entretanto é um bom condutor de eletricidade. Estabelece liga metálica facilmente com muitos outros metais como oouro ou a prata produzindo amálgamas. É insolúvel em água e solúvel em ácido nítrico. Quando a temperatura é aumentada transforma-se em vapores tóxicos e corrosivos mais densos que o ar. É um produto perigoso quando inalado , ingerido ou em contato, causando irritação na pele, olhos e vias respiratórias.Também é conhecido como hidrargírio1 , hidrargiro2 , azougue3 e prata-viva, entre outras denominações. Seu nome homenageia o deus romanoMercúrio, que era o mensageiro dos deuses. Essa homenagem é devida à fluidez do metal.
Características gerais
O mercúrio é um elemento químico de número atômico 80 (80 prótons e 80 elétrons) e massa atómica 200,5 u.O seu símbolo é Hg vem do latim "hydrargyrum" que significa prata líquida. É um dos seis elementos que se apresentam líquidos à temperatura ambiente ou a temperaturas próximas. O mercúrio pertence ao grupo (ou família) 12 (anteriormente chamada 2B) e faz parte da classe dos metais de transição. Tal grupo é ainda chamado família do zinco, na tabela periódica.
*Símbolo: Hg
*Ponto de fusão: -38,83 °C
*Descobrimento: 2000 a.C.
*Configuração eletrônica: [Xe] 4f14 5d10 6s2
*Ponto de ebulição: 356,7 °C
*Número atômico: 80
*Massa atômica: 200,59 ± 0,02 u
Onde encontrar?
O Mercúrio é dificilmente encontrado livre na natureza, sendo mais comumente observado em um mineral denominado Cinabrie. A jazida mais importante de mercúrio é o cinábrio cujas maiores reservas minerais são encontradas na Espanha, nas minas de Almadén.
O mercúrio pode estar associado com hidrocarbonetos gasosos e