quimica
A ideia da realização do evento foi mostrar que a química é uma área que tem muito a ver com a sociedade, através de exemplos de como está relacionada ao cotidiano, principalmente às vésperas do evento internacional Rio+20, promovido pelas Nações Unidas, em que serão discutidas formas sustentáveis de desenvolvimento. “Esperamos mudar a imagem que as pessoas têm da química e estimular os jornalistas a cobrir mais assuntos da área”.
Esta foi mais uma iniciativa da Fiocruz em promover um debate entre jornalistas e cientistasque visa a divulgação da ciência produzida na Região, estimulando o uso de temáticas que não fazem parte do dia a dia de uma redação.
Aline Cardoso, jornalista colaboradora da Assessoria de Comunicação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), participante do evento, considerou que iniciativas como estas são muito importantes para capacitar os profissionais de comunicação a falar de ciência e tecnologia que têm sido assunto do momento. Segundo ela, poucas são as instituições que promovem debates como este e espera que este seja um ponto de partida para que muitos outros encontros sejam realizados para não apenas desmistificar temas científicos, mas também para aproximar jornalista e cientistas, a fim de gerar uma