QUIMICA
Nomes: Ana Luiza Carvalho Nº 05
Ana Paula Lima Nº 06 Ana Paula Sobral Nº07 Deborah Mendes Nº18 Mayara Sampaio Nº36
2015
Tanques de Armazenamento de Petróleo
Um tanque de armazenamento ou de armazenagem também designado por reservatório é um recipiente destinado a armazenar fluidos à pressão atmosférica e a pressões superiores à atmosférica. Na indústria de processo, a maior parte dos tanques de armazenamento é construída de acordo com os requisitos definidos pelo código americano API 650. Estes tanques podem ter dimensões variadas, indo desde 2 ou 3 m de diâmetro até 50 m ou mais. Estão instalados no interior de bacias de contenção com a finalidade de conter os derrames em caso de rotura do tanque. A sua construção pode ser feita com teto fixo ou flutuante, interno ou externo, dependendo sempre das características e o tipo de produto a armazenar. É de extrema importância realizar-se, de forma regular e periódica, a verificação e limpeza das estruturas e equipamentos utilizados para armazenar os produtos. Desta forma, garante-se que as características dos produtos não se alteram, bem como, evitar-se ou amenizar-se a possibilidade de contaminação do meio ambiente por degradação dos tanques.
Tipos de tanques Os tanques, consoante a sua finalidade, podem classificar-se em 4 categorias: Teto, forma, localização e utilização.
Teto Fixo
São geralmente utilizados para armazenar petróleo e seus derivados, sendo formados na sua maior parte por caldeiras Estão presentes em refinarias, oleodutos e terminais. Estão subdivididos em: tanques de teto fixo, tanques de teto móvel, tanques de teto fixo com diafragma flexível e tanques de teto flutuantes. Cada um destes pode apresentar várias formas de tetos
1. Teto Cônico: Possui uma estrutura de um cone reto.
2. Teto Curvo: Possui uma estrutura de uma calota esférica.
3. Teto em Gomos: É