Quimica
Leucipo foi um físico e filósofo atomista da antiga Grécia. A concepção da existência de átomos é bem mais antiga do que se pensa, isto é, há aproximadamente uns 2400 anos. Os primeiros pensadores filosóficos que cogitaram esta ideia foram: Leucipo e Demócrito, sendo que Leucipo foi quem propôs pela primeira vez que tudo é feito (todo o universo) de partículas indivisíveis, chamadas átomos.
A palavra “átomo” vem do grego (a=não,tomo=divisão) e significa “algo que não pode ser cortado”, pois se acreditava que átomos eram indivisíveis e a matéria era composta por essas minúsculas partículas elementares, de várias formas e tamanhos. A prova disso seria a infinidade de substâncias existentes na natureza, cada uma delas com formatos e características diferentes.
Em suma, os filósofos atomistas conceberam o átomo como sendo peças de um quebra- cabeça, as quais precisavam se unir de forma perfeita para formar estruturas mais complexas.
Segundo eles, cada substância possuía seu tipo de átomo e este variava de acordo com as propriedades da mesma. Por exemplo, uma substância no estado líquido teria átomos arredondados (por isso, escoavam) e no estado sólido se apresentaria como átomos pontiagudos.
Aristóteles
Principais Teorias: Teoria do Conhecimento,Teoria da Substancia,Teoria da Escravidão,
Teoria da Causalidade e Teoria da Respiração.
Teoria da Respiração: Em seus tratados biológicos, Aristóteles estuda o processo de respiração no homem e nos animais, concluindo que se trata de um fenômeno de refrigeração, destinado a controlar o calor inato dos seres vivos. Ele analisa como se processaria esse fenômeno de refrigeração, destinado a controlar o calor inato dos seres vivos. Ele analisa como se processaria esse fenômeno de refrigeração, em várias classes de animais, desenvolvendo observações, dissecações anatômicas e experimentos com animais. Proporciona um sistema teórico coerente, bem fundamentado sob o ponto de vista empírico e