Quimica
LIGAS METÁLICAS
CURITIBA
2013
QUÍMICA GERAL
CURITIBA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2 HISTÓRIA DOS METAIS 3 O QUE SÃO LIGAS METÁLICAS E COMO ELAS OCORREM 4 QUAIS SÃO AS SUAS PROPRIEDADES 5 COMO SÃO FEITAS AS LIGAS METÁLICAS COM PELO MENOS 5 EXEMPLOS CITANDO COMPOSIÇÃO E UTILIZAÇÃO 6 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS
LIGAS METÁLICAS
Trabalho a ser entregue nas normas da ABNT, em dupla.
Título: Ligas Metálicas.
Conteúdo: O que são?
Como ocorrem?
Quais são as suas propriedades?
Como são feitas as ligas metálicas com pelo menos 5 exemplos citando composição e utilização.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo , descorrer sobre a descoberta e a fundição de metais que se deu início à idade dos metais, na pré-história humana, considerado a segunda fase do período neolítico, depois que o homem aprendeu a controlar o fogo. O primeiro metal utilizado foi o cobre. Com o passar dos anos, o estanho também foi usado como outro recurso na fabricação de armas e utensílios. Com a junção desses dois metais, por volta de 3000 a.C., surgiu o bronze. Após um longo tempo, descobriu-se o ferro. Por volta de 1500 a.C., este metal teve um lento processo de propagação, devido às difíceis técnicas de manipulação das suas ligas.
A partir da era do metal, observa-se o início de uma revolução quanto à consolidação e expansão das primeiras civilizações antigas, devido à resistência dos produtos à base de metais.
Alguns metais nobres (ouro e prata), assim como as pedras preciosas, pela sua raridade, sempre foram objetos de grande desejo econômico e ornamental e, por isso, causa de muitos conflitos ao longo da história.
A resistência mecânica dos metais e a condutibilidade elétrica são as propriedades mais importantes que justificam a altíssima dependência do homem pelos metais
2 HISTÓRIA
2.1 A MITOLOGIA GRECO-ROMANA
Na mitologia Greco-romana, Hefestos ou Vulcano, – era o deus do fogo, dos metais e da