quimica
Química 12º ano
Indice
Título
Páginas
Capa
Página 1
Indice
Página 2
Objectivo
Página 3
Introdução
Página 4,5,6
Materiais
Página 7
Procedimento
Página 8
Resultados e Observações
Página 9
Cálculos
Página 10
Críticas e Conslusões
Página 11
Bibliografia e Webgrafia
Página 12
Objectivos
A realização deste trabalho tem como objectivo a realização e construção de um pilha eletroquímica, podendo-se chamar também de célula galvânica. Com esta construção podemos também criar uma orrente electríca gerado por duas soluções aquosas.
Introdução
Um pilha é um sistema em que a energia química é transformada em energia eléctrica de modo espontâneo. O seu funcionamento consiste na trasferência de electrões de um metal com tendência a ceder electrões para um com tendência a captar/ganhar electrões, ou seja, ocorrem reações de oxidação-redução. Esta transferência é feita através de um fio condutor. Uma reação de oxidação-redução são aquelas em que se dá tranferência de electrões entre as espécies químicas envolvidas, isto pode ser percebido através dos números de oxidação (NoX). Se olharmos para cada número de oxidação (NoX) de cada elemento envolvido na reação podemos observar dois casos distintos:
O número de oxidação do reagente é menor que o número de oxidação do produto então aumentou, ou seja, perdeu electrões na reação.
O número de oxidação do reagente é maior que o número de oxidação do produto então houve diminuição, ou seja, ganhou electrões na reação.
Recorda
Por sua vez, uma pilha eletroquímica é um dispositivo capaz de produzir energia eléctrica à custa de uma reação de oxidação-redução espontânea, reação onde se dá transferência total ou parcial dos electrões. O seu fundamento é separar as