quimica
A seguir, temos uma introdução às funções inorgânicas, explicando de forma bem resumida quais compostos fazem parte de cada grupo e alguns exemplos. Para ver mais detalhes sobre cada uma das quatro funções, como a nomenclatura, a classificação, os que são mais comuns no cotidiano, suas aplicações e características, você poderá ler os textos que estão relacionados logo mais abaixo.
1. Ácidos: São compostos covalentes que ao serem dissolvidos em água reagem, sofrendo ionização e formando soluções que apresentam como único cátion o H+ (ou H3O+).
Reação de ionização genérica de um ácido:
Ionização dos ácidos em água
Os ácidos que estão mais presentes em nosso cotidiano são:
Ácido clorídrico (HCl)– No ácido muriático, usado para limpeza; na extração de petróleo e como principal componente do suco gástrico;
Ácido Sulfúrico (H2SO4)– Substância muito utilizada pela indústria na produção de fertilizantes, nas indústrias petroquímicas, de papel, de corantes, entre outras, e também está presente na bateria de automóveis;
Bateria de chumbo que contém ácido sulfúrico
Ácido nítrico (HNO3)– também é utilizado em indústrias e sua principal aplicação é em explosivos;
Ácido fosfórico(H3PO4) – usado nas indústrias de vidro, tinturaria, de alimentos, de fertilizantes e, principalmente, no refrigerante.
O refrigerante contém ácido fosfórico como acidulante
2. Bases: São aqueles compostos que sofrem dissociação iônica em água e liberam como único ânion a hidroxila (OH-).
Exemplo de reação genérica:
A(OH)x + H2O ↔ Ax+ + x OH-
Exemplos:
NaOH(s) + H2O ↔ Na+ + OH-
Mg(OH)2+ H2O ↔ Mg2+ + 2 OH1-]
As bases mais comuns são:
Hidróxido de