quimica
Sinonímia
Folacina, folato, ácido pteroilglutâmico
Mecanismo de ação
É uma vitamina hidrossolúvel, é essencial para hematopoese eficaz. Não é o principal congênere do folato nos alimentos, nem a coenzima ativa para o metabolismo intracelular. Após absorção, o ácido fólico é reduzido a ácido tetraidrofólico que então age como aceptor de unidades de carbono. Estas são ligadas em posições diferentes, formando os 6 congêneres principais, cada um deles com função específica no metabolismo intracelular. As coenzimas formadas são úteis em conversão de homocisteína em metionina, conversão de serina em glicina, síntese de timidilato, metabolismo de histidina, síntese de purinas e utilização ou geração de formato.
Tetraidrofolato participa na conversão de serina em glicina, recebendo um grupo metileno da serina. Piridoxal fosfato é requerido como cofator. O produto resultante - 5,10-metilenotetraidrofolato - é coenzima essencial na síntese de timidilato. Nesta reação, um grupo metil é doado ao ácido desoxiuridílico para formar o ácido timidílico. Este é passo limitante na síntese de DNA. As mudanças megaloblásticas produzidas pela deficiência de ácido fólico são secundárias à falência da síntese de timidilato.
Tetraidrofolato também age como aceptor de grupo formimina da histidina, formando o ácido formiminotetraidrofólico e ácido glutâmico. Dois passos na síntese de purina requerem derivados de ácido fólico. Estes derivados - 5,10-metenotetrahidrofolato e 10-formiltetrahidrofolato - doam átomos de carbono para o crescimento do anel de purina. A utilização ou geração de formato é auxiliada pelo tetraidrofolato e 10-formiltetraidrofolato.
Metiltetraidrofolato é doador de metil na conversão de homocisteína para metionina. Esta reação requer vitamina B12 como cofator.
Indicações
Tratamento da anemia megaloblástica secundária à deficiência de ácido fólico que também pode ocasionar distúrbios psiquiátricos. Prevenção de defeitos do tubo neural (espinha