Quimica
IMAGEM
Para realizar o experimento, foram separados nove tubos de ensaio, sendo três tubos com 2 ml de água (H2O) cada; três tubos com 2 ml de álcool ( CH3CH2OH) cada e três tubos com 2 ml de Acetona (C3H6O) cada.
E em cada tubo com água (soluto), foi colocado um tipo de solvente e agitado. No tubo um, o solvente acrescentado foi o óleo de cozinha (2 gotas), no tubo 2 sal de cozinha “NaCl”(0,0605 g) e no tubo 3 Naftaleno (0,0503g). O mesmo procedimento foi realizado para os outros tubos com os outros solutos (álcool e acetona).
Resultados Como resultado se observou que cada solvente apresenta um comportamento diferente ao ser misturado com os diferentes solutos. O óleo de cozinha ao ser adicionado a água, não se diluiu, ficando em duas fases. E enquanto ao ser misturado ao álcool e a acetona ele se dissolveu e as misturas ficaram monofásicas. Enquanto com o sal de cozinha ocorreu o inverso, se dissolveu em água, mas não no álcool e nem na acetona. Se diferenciando dos demais o naftaleno não se dissolveu na água e nem no álcool somente na acetona.
Discussão
Os resultados encontrados de que a água e o óleo não se misturam podem ser justificados pensando no caráter das ligações intermoleculares dos líquidos usados na mistura, polar ou apolar. Assim como é de sabedoria universal a água tem caráter polar, assim ela somente dissolve ligações polares e caso contrário os líquidos não interagem. Seguindo esse conceito se pode justificar o porquê de a água e o óleo não se misturarem, pois o óleo é apolar e logo não se misturam.
Tendo essa ideia em mente pode ser pensado nas outras misturas e na justificativa de os materiais interagirem ou não entre si. Como quando nos experimentos que se misturou em um tubo água e Nacl e em outro a água e naftaleno, em ambos os casos se obteve uma solução homogenea. Isso é explicado pela afinidade entre eles, pois são todos elementos polares, portanto se dissolvem.
Isso explica porquê o