Quimica
O petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos composta por diversos tipos de moléculas formadas por átomos de hidrogênio e carbono e, em menor parte, de oxigênio, nitrogênio e enxofre, combinados de forma variável, conferindo características diferenciadas aos diversos tipos de crus encontrados na natureza.
O refino de petróleo é, basicamente, um conjunto de processos físicos e químicos que objetivam a transformação dessa matéria-prima em derivados. O processo é iniciado pela destilação atmosférica, que consiste no fracionamento do óleo cru. Tal operação é realizada em colunas de fracionamento, de dimensões variadas, que possuem vários estágios de separação, um para cada fração desejada. Os derivados deste fracionamento são, principalmente, gás, GLP, nafta, gasolina, querosene, óleo diesel e resíduo atmosférico. Tais frações, retiradas ao longo da coluna em seus vários estágios de separação, devem ser tratadas, para se transformarem em produtos finais, ou serem enviadas como matéria-prima para outros processos de refino, que as beneficiarão.
Dentre os principais produtos derivados do petróleo, destacam-se:
Gasolina automotiva
Combustível de aviação
Óleo diesel
Óleos lubrificantes
Óleos combustíveis
GLP
Produtos asfálticos
Querosene de iluminação
Lubrificantes industriais
1)- O que é pré-sal?
Pré-sal é um conceito do âmbito da geologia que representa uma parte do subsolo situado no fundo do mar que se encontra sob uma camada de sal.
2)- Explique como funciona a coluna de fracionamento no processo de refino do petróleo.
Inicialmente, o petróleo bruto sofre dessalinização, removendo os sais minerais. Na sequencia, o petróleo passa para a etapa de fracionamento, na qual ocorre o processo de destilação para separar as frações. Essa separação envolve a vaporização de um líquido por aquecimento, seguida da condensação de seu vapor. Existem diferentes tipos de destilação: simples, fracionada etc.
No caso do petróleo, é