QUimica
Quando polidos, os metais apresentam-se brilhantes e de cores diferentes em função de refletirem ou não todas as radiações que sobre eles incidem:
Se o metal refletir todas as "cores" do espetro eletromagnético a sua coloração será prateada;
Se o metal não refletir todas as cores do espetro eletromagnético, refletirá a cor complementar das radiações absorvidas, razão pela qual o ouro é amarelo e o cobre é avermelhado.
Explicação
A presença de eletrões livres permite aos metais a reflexão da luz, já que podem ser excitados por absorção de fotões e voltar ao estado inicial emitindo fotões.
Bons condutores de eletricidade e de calor
Quando se refere que um metal é, na generalidade, um bom condutor de corrente elétrica e um bom condutor de calor, significa dizer que apresenta valores elevados para a condutividade elétrica e térmica.
Explicação
Boa condutividade elétrica porque os eletrões deslocalizados têm uma grande mobilidade dentro da rede, comunicando o impulso elétrico com rapidez.
Boa condutividade térmica porque os eletrões deslocalizados transmitem a energia de vibração de um ião positivo aos iões vizinhos.
Pode concluir-se que se um metal tem elevada condutividade elétrica tem, de uma forma geral, boa condutividade térmica.
Densidade, dureza e pontos de fusão e de ebulição [I Densidade
A densidade dos metais não é toda da mesma ordem de grandeza, razão pela qual o ferro, o zinco, o ouro, o cobre e o chumbo podem, por exemplo, ser classificados como metais densos, enquanto o magnésio, o alumínio e o titânio são considerados metais pouco densos (p inferior a 5 g cm-3).
Explicação
Nos metais de transição, à medida que o número atómico aumenta, a massa do átomo aumenta sem que o raio (e, portanto, o volume) varie significativamente, o que implica um aumento de densidade.
Dureza
A dureza de um metal é definida, nos manuais de referência, como a "resistência do metal a uma deformação plástica", mas também