Quimica
Prática no 02 _ Determinação de Ponto de Fusão, Ebulição e Densidade Disciplina: Química Orgânica QB62B Prof. Dr.Paulo Roberto de Oliveira MATERIAIS E REAGENTES - 1 Termômetro - 4 bequers de 25 mL - Vários tubos capilares (MP) - 4 Pipetas Pasteur (MP) - Banho de aquecimento de glicerina (óleo mineral) - 2 caixas de fósforo (MP) - 1 Bico de bunsen - 2 peras (MP) - 1 Tubo de Thiele - 1 Garra por bancada (fixar tubo de Thiele) - 1 Rolha adptada para termômetro. - 1 Suporte Universal por bancada - 1 Proveta de 10 mL - 2 Tubos de ensaio pequenos para Ponto de - Elásticos (MP) Ebulição - 2 Balanças Semi-Analíticas (MP) - 2 Almofariz com pistilo (MP) - 2 Pipeta Volumétrica de 20 mL (MP) - Amostras sólidas A e B - 1 Pipeta Volumétrica de 20 mL - Amostras líquidas C e D - 2 Espátulas (MP) - Amostras metálicas 1 e 2 1. Objetivos:
⇒ Determinar o ponto de fusão e ebulição de alguns compostos orgânicos sólidos e líquidos, respectivamente. ⇒ Determinar a densidade de alguns metais e de alguns líquidos.
2. Introdução:
2.1 – O ponto de fusão O ponto de fusão depende das forças existentes entre as moléculas (ou entre íons, no caso de cristais iônicos) da substância sólida. Se estiverem fortemente ligadas umas as outras, a temperatura necessária para separá-las deve ser elevada, para dispô-las em sua nova forma, o líquido. 2.2 – O ponto de ebulição Se um líquido é colocado em um recipiente fechado, parte dele evapora, até que o vapor formado tenha certo valor de pressão denominado tensão de vapor. Esta é uma propriedade que depende da temperatura. Representa o limite máximo para a evaporação daquele líquido, naquela temperatura. Quando a pressão de vapor iguala-se ao valor da pressão externa exercida sobre o líquido, a água ferve, com o característico fenômeno da formação de bolhas de ar na massa líquida. Durante a