quimica
CH3 — CH2 — S — CH2 — CH3
A estrutura acima é correspondente a um tio-éter, ele se classifica como sulfeto em razão da presença do elemento central enxofre (S). Se esse composto for submetido a uma oxidação branda, se transforma em um dissulfeto:
CH3 — CH2 — S — S — CH2 — CH3
Dissulfeto de dietila
Repare na presença dos dois átomos centrais, eles constituem uma ponte — S — S — que tem função biológica: unir as longas moléculas de proteínas entre si.
A cebola contém um fitoquímico, a alicina, cuja estrutura corresponde a um dissulfeto. A alicina, além de ser responsável pelo odor característico, inibe o desenvolvimento de bactérias, destrói fungos, estimula o fluxo das enzimas digestivas e elimina toxinas.
O alho, por sua vez, auxilia no combate a gripes e resfriados e tem a capacidade de abaixar o nível de colesterol no sangue e ainda reduzir o risco de câncer gástrico.
Portanto, os compostos sulfurados, apesar do odor nada agradável, contribuem para nossa saúde.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Os compostos sulfurados ou tiocompostos são compostos orgânicos que possuem um ou mais átomos do elemento enxofre em sua estrutura.
Daí o uso do termo tio, que é uma palavra que vem do grego theion, que significa “enxofre”.
O enxofre pertence à família 16 da tabela periódica, vindo exatamente abaixo do elemento oxigênio. Desse modo, como era de se esperar, os tiocompostos possuem características parecidas com os compostos do elemento oxigênio. Observe abaixo:
Exemplos de semelhança entre compostos do oxigênio e os do enxofre
Alguns tiocompostos mais conhecidos são: tióis, tioéteres, tioésteres, tiocetonas e tiofenóis. Eles são análogos