Quimica
Diogo Gonçalves Menezes
Jonathan de Barros Page
Yuri de Abreu Melo
Rafael Alexandre do Carmo
Tainara Miranda Campos
A técnica é utilizada para obtenção de resultados satisfatórios em uma pesquisa, utilizando-se de preceitos ou normas que levam a estes resultados.
Empregar técnicas de pesquisa é focar em determinadas estratégias de um trabalho prévio a execução da pesquisa podendo contar com certa flexibilidade quanto ao planejamento de acordo com o tipo de pesquisa a ser aplicada.
A seguir, serão apresentadas algumas técnicas de pesquisa disponíveis para o pesquisador fazer a escolha de acordo com os detalhes de ambiente ou o resultado desejado com ao final do trabalho.
Documentação indireta
Documentação indireta consiste em realizar uma pesquisa com intuito de recolher informações prévias sobre o campo de interesse.
Essa pesquisa pode ser feita de duas maneiras: pesquisa documental (ou de fontes primárias) e pesquisa bibliográfica (ou de fontes secundárias).
Pesquisa documental
Pesquisa documental é uma pesquisa realizada em fontes primárias, ou seja, que esta restrita a documentos escritos, que consiste em: documentos oficiais, publicações parlamentares, documentos jurídicos e fontes estáticas; ou não escritos, que consiste em: iconografia, fotografia, objetos, canções folclóricas, vestuário, folclore.
Essas fontes são:
Arquivos públicos: registros municipais, estaduais, nacionais. Contendo em maior parte: Documentos oficiais ou jurídicos, publicações parlamentares, iconografia.
Arquivos particulares: registros domiciliares e instituições. Podendo ser: domicílios particulares, instituições de ordem privada ou publicas.
Fontes estatísticas: A partir de dados estatísticos ou censitários, como por exemplo: características da população, fatores que influenciam no tamanho da população, fatores econômicos, moradia e meios de comunicação.
Pesquisa bibliográfica
Pesquisa bibliográfica é uma