quimica
Prof. Flávio C. Cruz
(É apenas um guia seguido em todos os tipos de comunicações técnicas e científicas; não precisa ser seguido rigidamente)
1. Número e Título do Experimento, data, e autores Exemplo.: Experiência 1 - Medidas em circuitos de corrente alternada: uso do voltímetro e do osciloscópio.
Grupo no : nome1, nome2, nome3
Pode ser necessário colocar um curto resumo do experimento com poucas linhas.
2. Introdução (incluir objetivo do experimento) Pode ser necessário, nesta seção, acrescentar um ou dois parágrafos colocando o contexto do problema. Ex: Sabendo-se que ..... (tópicos de teoria) ....( talvez um pouco da história) ... (talvez deixar bem clara a motivação para estudar este assunto ou problema) ..... faremos o experimento ... O objetivo deste experimento é ...medir ……, determinar, analisar……, procurar concluir se...., verificar... (pode ser a previsao de alguma teoria, conceito, modelo, ...)
3. Metodologia Utilizada
Ex.: Foi utilizado o circuito ou a montagem experimental…(incluir diagrama, indicando os pontos de medida).……As medidas foram feitas com os seguintes equipamentos..….da seguinte forma…. Os erros (incertezas) foram estimados da seguinte maneira... (é fundamental indicar as incertezas; uma medida sem incerteza é incompleta)
Usar sempre que possivel um diagrama da montagem experimental (sempre com numeração e legenda)
4. Resultados obtidos e discussão
Coloque as tabelas com os dados obtidos, gráficos, etc……....
Discussão: Ajustar os gráficos à expressões teóricas (usando Origin, etc) Extrair informações a partir dos gráficos, comparar os valores obtidos com os valores previstos pela teoria ou modelo, valores tabelados, etc (entro dos erros experimentais). A partir do gráfico……podemos determinar….. Colocar explicitamente no texto os resultados e conclusões. Não deixar implícito, para o leitor concluir por ele mesmo. Ou seja, a análise deve ser objetiva, não deixar