quimica
Por exemplo, uma dada reação química de precipitação entre 1g de nitrato de prata (AgNO3) e 0,34g de cloreto de sódio(NaCl), massas sem excesso, após pesada a massa precipitada de um dos produtos formados, o cloreto de prata (AgCl), após isolamento por filtração seguida por evaporação, observou-se um valor levemente abaixo do esperado, equivalente a 0,6g deste sal. Esse fato deve-se principalmente a fatores de impurezas dos reagentes utilizados. Essa reação em questão está equacionada abaixo, e está previamente com seus coeficientes estequiométricos ajustados, ou seja, a massa dos reagentes é igual à massa dos produtos, juntamente com os pesos moleculares das espécies envolvidas.
Dessa forma, deve-se primeiramente calcular a massa teórica esperada de AgCl, para então compará-la com a massa realmente obtida. O método empregado pode ser uma regra de três simples, considerando-se apenas um dos produtos envolvidos, uma vez que não há excesso de reagentes. Usaremos para fins de cálculos o AgNO3, o qual terá sua massa molecular relacionada à massa molecular do produto em destaque; na primeira linha da regra de três. Na segunda linha, relacionaremos a massa que reage com a massa teórica esperada do produto.
O cálculo indica que seriam esperadas 0,84g de AgCl, caso tivéssemos um rendimento teórico de 100%. Entretanto, sabemos que