Quimica
Este relatório tem por objetivo determinar a concentração de Sódio emsoro fisiológico, como também a concentração dos íons Na+ e K+ presentes na solução isotônica de Guaramix, por meio da Espectroscopia de Emissão Atômica.
2. INTRODUÇÃO
A fotometria de chama é uma das análises laboratoriais clássicas baseadas em espectroscopia atômica que fornece, com grande precisão e facilidade de operação, a concentração de íons metálicos como metais alcalinos e alcalinos terrosos, já que estes apresentam baixa energia de ionização.
Essa técnica é realizada pela inserção de uma amostra contendo cátions metálicos em uma chama e analisada pela quantidade de radiação emitida pelas espécies atômicas ou iônicas excitadas. Os elementos, ao receberem energia na forma de calor de uma chama, geram espécies excitadas que, ao retornarem para o estado fundamental, liberam parte da energia recebida na forma de radiação eletromagnética (fótons), em comprimentos de onda e cores característicos para cada elemento químico. Quando o elétron é promovido do estado fundamental para um estado excitado, ocorre o fenômeno de absorção e quando este retorna para o estado fundamental observa-se o processo de emissão. Os elétrons presentes na solução que por ventura não são do mesmo elemento que constitui a fonte específica e que também sofrem excitação, não são capazes de causar interferência na medição, devido ao fato que só serão absorvidas radiação com comprimento de onda referente ao elemento químico de interesse. A espectroscopia atômica baseia-se em métodos de análise de elementos de uma amostra, geralmente líquida, que é introduzida em uma chama, na qual ocorrem fenômenos físicos e químicos, como evaporação, vaporização e atomização. Para que todos esses processos possam ocorrer é necessário que amostras líquidas sejam convertidas em um aerossol líquido-gás com partículas inferiores a 5-10 μm para introdução na chama.
O equipamento utilizado para medir a absorção e transmissão