Quimica
O grau Celsius (ºC) é uma unidade de temperatura que tem o nome do astrónomo sueco Anders Celsius, que a propôs em 1742. A escala Celsius foi criada de modo a que o ponto de solidificação da água ocorre a 0 graus e o ponto de evaporação ocorre a 100 graus a uma pressão atmosférica normal ou standard.
Embora os valores de congelação e fervura da água se mantenham aproximadamente correctos, a definição original não serve de definição formal, pois depende da definição de pressão atmosférica standard que por sua vez depende da definição da própria temperatura. A definição oficial da escala de Celsius determina que o ponto triplo da água ocorre a 0,01ºC e que um grau é definido por 1 a dividir por 273,16 que é a diferença entre o ponto triplo da água e o zero absoluto. Esta definição assegura ainda que uma variação de um grau Celsius é igual à variação de um kelvin
Kelvin
Escala Kelvin
Como a temperatura de um corpo está relacionada com o grau de agitação de suas moléculas, podemos dizer que as escalas Celsius e Fahrenheit são relativas, uma vez que elas não atribuem o valor zero ao estado de agitação molecular mais baixo.
A temperatura está relacionada à energia de movimento das moléculas de um corpo; assim, ao diminuirmos sua temperatura, suas moléculas ficam mais lentas. Podemos imaginar um estado em que todas as moléculas estão paradas, ou seja, agitação térmica nula correspondendo à temperatura zero, a qual denominamos zero absoluto.
O físico irlandês, Willian Thomson, que recebeu o título de nobreza lorde Kelvin, estabeleceu, em 1848, uma escala absoluta, a chamada Escala Kelvin.
Kelvin verificou experimentalmente que a pressão de um gás diminuía 1/273 do valor inicial, quando resfriado a volume constante de 0 °C para – 1 °C. Como a pressão do gás está relacionada com o choque de suas partículas com as paredes do recipiente, quando a pressão fosse nula, as moléculas estariam em repouso, a agitação térmica seria nula e a sua