Quimica
1 – Um método comum para a produção de hipoclorito de sódio é dado pela reação: Cl2 + NaOH → NaCl + NaOCl + H2O O gás cloro é borbulhado através de uma solução aquosa de hidróxido de sódio, após o produto desejado é separado do cloreto de sódio (um subproduto da reação). Uma solução de hidróxido de sódio em água contendo 1145 kg de NaOH puro é feito reagir com 851 kg de gás cloro. O NaOCl formado pesa 618 kg. a) Qual é o reagente limitante? b) Qual é o percentual de excesso empregado no reagente em excesso? c) Qual é o grau de conversão da reação? d) Qual é o rendimento de NaOCl na quantidade de cloro utilizada (numa base de porcentagem)?
2 – 10 kg de PbS e 3 kg de O2 reagem para produzir 6 kg de Pb e 1 kg de PbO2, sendo o SO2 o outro produto formado. (I) PbS + O2 → Pb + SO2 (II) PbS + O2 → PbO2 + SO2 Calcule: a) A quantidade de PbS que não reagem; b) A massa de SO2 formado; c) O grau de conversão de PbS em Pb; d) A fração mássica dos produtos sólidos;
3 – CH3OH + O2 → CH2O + H2O O reator opera com ar atmosférico. O metanol é completamente convertido a formaldeído no reator catalítico utilizando-se um excesso de 80% de O2. Desenvolver um balanço na unidade para uma produção de 100,0 ton/h de produto, com 70% de água e 30% de formaldeído em massa. Considerar 100% de eficiência na absorção e que não há evaporação de água na coluna de absorção.
4 – Hexano (C6H14) sofre combustão total. 1500 kmols/h de uma corrente de alimentação composta de 25% de C6H14, 45% de O2, 20% de CO2 e o restante de N2 são alimentadas ao reator, no qual se obtém uma conversão de 87%. a) Apresente o fluxograma do processo, justificando a presença de cada componente em cada corrente. b) Determine o reagente limitante.
c) Determine a porcentagem de excesso do reagente em excesso. d) Calcule a vazão molar da corrente de produto. e) Calcule a composição molar da corrente de produto.
5 – . Alimenta-se uma coluna de destilação