quimica
Alumínio em seu estado natural.
O Alumínio é o terceiro elemento em abundância na natureza, sendo o Oxigênio o primeiro e o Silício o segundo. Como elemento metálico, perde somente para o metal Silício. Em temperatura ambiente ele está no estado sólido, ou seja, tem volume e forma definido.
O elemento alumínio foi descoberto há apenas 160 anos e aproximadamente 100 anos desde que foi definido um processo de produção viável. A principal razão pela qual ele não foi descoberto antes, é que o alumínio não aparece em sua forma metálica por natureza. O alumínio é encontrado na maioria das rochas, argilas, solos e vegetações combinado com oxigênio e outros elementos.
Sua resistência e leveza vêm reduzindo o peso dos aviões e dos carros, ônibus, caminhões, trens e navios, diminuindo, consequentemente, o consumo de energia e a poluição gerada pelos meios de transporte.
O alumínio é um metal representativo com grande maleabilidade e com grande importância nos mais diversos ramos industriais, além de possuir baixo custo de reciclagem, aumentando sua vida útil, colaborando com os diversos projetos criados em torno da sustentabilidade.
PROPRIEDADES FÍSICO – QUÍMICAS
O alumínio é um metal muito leve, maleável, dúctil e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar, a qual lhe confere resistência à corrosão.
Suas principais características são:
- Leveza (baixa densidade, cerca de um terço da do aço);
-Capacidade de refletir a luz e ondas de calor
-Resistência a corrosão atmosférica (camada protetora que se forma na superfície);
-Elevado calor latente de fusão.
-Fácil fabricação e soldadura
-Altamente reciclável (podendo ser reciclar inúmeras vezes que o material não irá perder suas propriedades).
-Módulo de elasticidade baixo = > Al= 7000 Kg/mm2.
-Excelente condutividade térmica e elétrica (de 50 a 60% da do cobre);
A condutividade elétrica é afetada