quimica
CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO
DIRETORIA DE ENSINO TÉCNICO-DETEC
DEPARTAMETO ACADEMICO DE QUÍMICA-DAQ
RELATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMETAL
PRÁTICA 3 – PROPRIEDADES FISICAS E QUÍMICAS DE ALCANOS E ÁLCOOIS
Emerson Lucas Tomaz da Silva e Isabella de Lourdes Ferreira e Silva Prof’s Arlan Freitas e Cintia Goveia Data do experimento: 17 de Fevereiro de 2014
São Luís-MA
2014
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Segundo FELTRE (1990), Alcanos também conhecido como hidrocarbonetos parafínicos ou simplesmente parafinas são hidrocarbonetos acíclicos e saturados, isto é, tem cadeias abertas e apresentam apenas ligações simples entre seus carbonos, a nomenclatura oficial é caracterizada pela terminação ANO (EX: METANO, ETANO, PROPANO E ETC.) Álcoois são compostos orgânicos contendo um ou mais grupos oxidrila (OH) ligados diretamente a átomos de carbono saturados. Um monoálcool pode ser considerado como derivado de água, pela substituição de um hidrogênio por um radical orgânico. E a nomenclatura oficial é caracterizada pela terminação OL (EX: METANOL, ETANOL E ETC.)
Alcanos são hidrocarbonetos de cadeia aberta que apresentam apenas ligações simples entre os carbonos. Os alcanos também são chamados parafinas (do latim parum affinis, pouca afinidade), porque de fato, os alcanos são muito pouco reativos. Possuem formula geral CnH2n+2. Os monoálcoois mais importantes são o metanol e o etanol. Devido a sua toxidade, o uso do metanol é restrito as sínteses orgânicas, eventualmente como combustíveis. O etanol é usado como combustível, solvente, em bebidas alcoólicas e na síntese de compostos orgânicos. (REIS, 2010)
Os alcanos Caracterizam-se pela presença de cadeias lineares ou ramificadas