quimica
4.1 – Explique porque o clorofórmio é mais denso do que diclorometano.
O clorofórmio é mais denso e possui maior massa molar e que há três átomos de cloro fazendo ligação com o carbono central, enquanto o diclorometano é menos denso, possuindo menor massa mola e apenas dois átomos de cloro realizando ligações com o carbono central. Por isso o diclorometano tem um átomo a mais que o clorofórmio por isso ele é mais pesado, já no experimento foi possível observar que como a sacarose tem uma estrutura química maior que a do álcool, com isto ela é mais densa.
4.2 - O que diz a teoria; quem é mais preciso o método do picnômetro ou do densímetro? O experimento realizado confirma? Explique?
Na teoria, diz que o método do picnômetro é o bem mais preciso, pois até o experimento mesmo confirma pois a sua massa especifica pelo picnômetro. A sua margem de erro seja consideravelmente reduzida em relação ao do densímetro. Já o método do densímetro é sendo possível de maior erro. Em relação com o experimento, foram feitas umas tabelas que pelas quais constarão as densidades das soluções em diferentes concentrações pelos dois métodos propostos que são utilizados densímetro e picnômetro e daí possamos perceber a sua margem de erros.
4.3 - Quais as utilidades de determinar a massa específica dos materiais?
A sua principal utilidades é de obter a massa específica dos líquidos, determinar um parâmetro de pureza dessa substância, já que a densidade é uma propriedade intrínseca de cada substância que sirva como característica que as identificar cada substância.
4.4 – Calcular a massa específica das soluções que você usou com o método do picnômetro e depois determinar a densidade relativa destas soluções.
A temperatura ambiente inicial foi de 25°C
A temperatura ambiente final foi de 26°C
A temperatura foi verificada e foi adotada a de 25 °C
A pressão atmosférica é de 1 ATM
Tabela 1: Massa específica do Álcool etílico
Picn.