Quimica
Na maioria das vezes, quando falamos de soluções, o que vem à mente são as soluções aquosas usadas em laboratórios, como as mostradas na imagem acima. Elas geralmente são formadas por um soluto sólido ou líquido dissolvido na água.
No entanto, não são apenas esses tipos de soluções químicas que existem, mas muitas outras, que podem ser classificadas de acordo com três critérios principais:
1. Estado físico da solução;
2. Estados físicos do soluto e do solvente;
3. Natureza do soluto.
Segundo cada um desses critérios, as soluções podem ser classificadas em:
Soluções Sólidas: As soluções sólidas são formadas apenas por solutos e solventes sólidos.
No cotidiano, os principais exemplos desse tipo de solução são as ligas metálicas. Por exemplo, a medalha abaixo foi produzida com a liga de bronze, que é uma mistura de aspecto homogêneo, formada por estanho e cobre.
Soluções Líquidas: As soluções líquidas possuem o solvente líquido, geralmente a água, e os solutos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos:
Sólido – Líquido: Quando misturamos sal ou açúcar (sólidos) na água (líquido), temos um exemplo desse tipo de solução. Outros exemplos são: água do mar que é formada por vários sais dissolvidos nela, o álcool iodado (tintura de iodo), que contém iodo dissolvido em álcool, e o soro fisiológico (solução aquosa com 0,9% em massa de cloreto de sódio – sal de cozinha).
Líquido-Líquido: Tanto o soluto quanto o solvente são líquidos. Alguns exemplos são: água oxigenada, que é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio, e o álcool desinfetante ou álcool combustível, que é uma mistura de álcool e água.
Gás-líquido: O soluto é um gás e o solvente é um líquido. Exemplos: Águas