quimica
Historia do Chocolate:
Ele nasceu como a bebida preferida dos deuses maias. Virou moeda para os astecas e se tornou barra no século 19, na Europa. Alimentou o exército americano na Segunda Guerra e a ciência descobriu suas capacidades antidepressivas.
Como é produzido o chocolate?
A produção de chocolate apresenta diferentes estágios. Primeiramente, as vagens do cacau são coletadas de sua árvore, que cresce melhor em regiões de clima quente e úmido. Após as vagens do cacau serem coletadas, as sementes são removidas e deixadas ao sol para fermentar. Esta exposição aos raios solares as torna marrons e converte parte do açúcar em álcool, o qual depois é convertido em ácido acético, popularmente conhecido por vinagre. O ácido acético produzido mata os brotos e neste processo ocorre a liberação de outras moléculas responsáveis pelo seu sabor. A feniletilamina forma-se durante esse processo. As sementes são então tostadas de forma a remover a maior parte do ácido acético, e a seguir moídas, o que provoca a fusão da manteiga de cacau.
Ingredientes:
O chocolate puro é feito de matérias-primas-chave, os grãos de cacau e o açúcar. Contudo, a composição completa varia em todo o mundo devido à diferença de gostos e legislação, que trata principalmente de parâmetros como porcentagem de cacau e sólidos do leite adicionais, quantidade e tipos de gorduras vegetais permitidas. Os principais ingredientes são os açúcares, manteiga de cacau, leite em pó, leite condensado, cacau em pó, sorbitol, lecitina de soja, aromatizantes e edulcorantes.
A Química do Chocolate:
Um dos principais