quimica
Sabemos que a tabela periódica é usada para o estudo e organização dos elementos químicos. Como visto em aula, esses elementos possuem diversas características, tais como número atômico, família e período em que se encontram etc.. Com a tabela é possível o estudo do raio atômico, que mede a distância do núcleo á última camada eletrônica; O estudo da eletronegatividade e eletroafinidade eletronica, que seriam duas propriedades periódicas que indicam a tendência de um átomo em uma ligação química ,atraindo elétrons compartilhados ,ou ainda, podem representar a força com que o núcleo atrai a eletrosfera;
Família e Período:
Podemos notar a divisão da tabela em Períodos e Grupos/Família.
Os elementos são colocados em faixas horizontais (períodos) e faixas verticais (grupos ou famílias).Em uma família os elementos têm propriedades semelhantes e, em um período, as propriedades são diferentes. É composto por sete períodos,e na família é enumerado de 0 a 8,com exceção dos grupos 0 e 8, cada grupo está subdividido em dois subgrupos, A e B. O grupo 8 é chamado de 8B e é constituído por três faixas verticais. Atualmente, cada coluna é chamada de grupo. Há, portanto, 18 grupos numerados de 1 a 18.
Raio Atômico
Seria a representação da distância entre o centro do núcleo de um átomo e a camada mais externa da eletrosfera (camada de valência). É calculado a partir de uma molécula diatômica de um mesmo elemento como a metade da distância entre os respectivos núcleos. Pois, como o átomo não é uma esfera, o cálculo do raio quando isolado é demasiadamente impreciso.