Quimica
1. O Laboratório
É o local construído com a finalidade de se realizar experimentos. Em um laboratório químico, como o próprio nome já diz, são realizadas reações químicas. Primeiramente é preciso ter a formação em Química (Químico, Técnico em Química, Engenheiro químico), esses profissionais são capacitados para lidar com situações previsíveis em um laboratório. Não é segredo que os ingredientes das reações oferecem riscos, pois se tratam de ácidos fortes, gases, soluções superaquecidas, etc. É justamente por isso que o profissional deve ter em mãos os chamados equipamentos de segurança pessoal: touca para proteger o couro cabeludo, avental de mangas longas (jaleco) para proteger os braços, óculos de segurança para os olhos, sapato fechado e luvas de borracha. Mas para um laboratório oferecer maior segurança aos químicos, precisa contar ainda com água em abundância, equipamentos de primeiros socorros, ventilação e iluminação favoráveis.
1.1 Conduta no laboratório
Apesar do grande desenvolvimento teórico da Química, ela continua a ser uma ciência eminentemente experimental; daí a importância das aulas práticas de Química. A experiência treina o aluno no uso de métodos, técnicas e instrumentos de laboratório e permite a aplicação dos conceitos teóricos aprendidos.
O laboratório químico é o lugar privilegiado para a realização de experimentos, possuindo instalações de água, luz e gás de fácil acesso em todas as bancadas. Possui ainda local especial para manipulação das substâncias tóxicas, denominado capela, que dispõe de sistema próprio de exaustão de gases. O laboratório é um local onde há um grande número de substâncias que possuem os mais variados níveis de toxicidade e periculosidade. Este é um local bastante vulnerável a acidentes, desde que não se trabalhe com as devidas precauções. Abaixo, apresentamos alguns cuidados que devem ser observados, para a realização das práticas, de modo a minimizar os