quimica
Disciplina: Química Orgânica
Aluno: Laura Cristina Oliveira
Prof: Anielly Monteiro de Melo
Destilação Simples
Goianésia, 2013
Introdução Teórica
Tem aplicação para separar um líquido de suas impurezas não voláteis em solução no líquido, um solvente usado numa extração, ou, excepcionalmente, para separar líquidos de pontos de ebulição muito afastados.
A destilação simples é realizada em laboratório num aparelho, que consta do seguinte: um balão de destilação ligado pelo seu tubo de desprendimento lateral a um condensador liso (ou reto), munido, na sua abertura superior, de uma rolha perfurada, pela qual se introduz um termômetro. Este deve ser adaptado de modo que o seu bulbo se situe à altura da abertura do tubo de desprendimento. O condensador devera estar disposto em posição inclinada, de maneira que a água fria da torneira penetre pela sua abertura lateral inferior, através de um sistema de comunicação com tubos de borracha ou plásticos, sendo então expelida pela abertura lateral situada na parte mais alta.
O líquido condensado (destilado) é coletado num frasco receptor, preferentemente um erlenmeyer, adaptado à extremidade final do condensador.
O superaquecimento da massa líquida poderá resultar em uma ebulição tumultuosa, que deve ser evitada, adicionando-se à mistura, ainda frio, algumas pérolas de vidro. Neste caso, bolhas de ar contidas nas pedras porosas são eliminadas pelo aquecimento, as quais, devido a um aumento da pressão interna, vencem a pressão da coluna do líquido, sendo assim expelidas, rompendo a tensão superficial.
Objetivo
Destilação da solução de água com sulfato de cobre. Conhecer e aplicar a técnica de destilação simples.
Parte Experimental
Matérias e reagentes
- Balão de destilação;
-Condensador;
-Erlenmayer;
-Pérolas de vidro;
-Rolhas;
-Suporte Universal;
-Solução problema (CuSO4) + H2O
-Manta aquecedora