Quimica
Em geral numa medição qualquer os erros podem ser classificados como: grosseiros, sistemáticos, e aleatórios. Os erros grosseiros são aqueles que podem decorrer, por exemplo, da má leitura das escalas, de ajustes imperfeitos do instrumento, ou seja, basicamente da imperícia ou desatenção do analista que está medindo (Gallas, 2008).
Os erros aleatórios decorrem de fatores não controlados na realização de medidas e seu efeito consiste em produzir ao acaso acréscimos e decréscimos no valor obtido.
Os erros sistemáticos são as flutuações originarias de falhas de método empregado ou defeito do operador.
Logo os erros aleatórios são aqueles cujas causas são acidentais e variáveis. Suas amplitudes estão compreendidas dentro da aproximação dos instrumentos.
O resultado final de uma medição é uma estimativa do valor verdadeiro do mensurando, pois como mencionado, tanto os instrumentos de medições,como os métodos utilizados e a analise da pessoa que executa o experimento apresentam imperfeições que de certa forma alteram o resultado final.
A pessoa que efetuar uma medida deve indicar o grau de incerteza associada. Tal informação é vital para quem queira repetir o experimento ou julgar sua precisão. (MASTERTON, 1990)
No presente experimento foram utilizadas, vidrarias de diferentes precisões, bem como, diferentes quantidades do indicador, calculado seus erros e desvios.
OBJETIVOS
Determinar e efetuar de maneira correta a leitura em instrumentos de medida de massa;
Comparar a sensibilidade de diferentes instrumentos volumétricos de mesma capacidade;
Efetuar operações com algarismos significativos.
PARTE EXPERIMENTAL
MATERIAIS, REAGENTES E EQUIPAMENTOS
MATERIAIS
Balão Volumétrico de 100 mL;
Becker de 50 mL;
Cápsula de Porcelana;
Conta gotas;
Espátula;
Papel Alumínio;
Papel Toalha;
Pêra de Sucção;
Pissete;
Proveta de 10 mL;
Proveta de 50 mL;
Proveta de 100 mL;
Rolha de Borracha;
Vidro