quimica
TRABALHO DESTINADO AO CURSO DE QUÍMICA BACHARELADO
MACEIÓ, 05 DE JULHO DE 2013
RESUMO
Na aula anterior foi realizado procedimentos para se determinar o volume e a densidade de esferas sólidas através de dois experimentos laboratoriais, com aplicação da teoria de erro devido as várias medidas feitas. No primeiro experimento foi calculado os desvios padrões das densidades de cada esfera, através das medidas de suas respectivas massas e com seus respectivos volumes. No segundo experimento foi calculada a densidade de cada esfera com ajuda de uma proveta. Com a imersão inteira da esfera nessa proveta com água, foi possível identificar o volume deslocado da proveta, consequentemente sendo esse o valor do volume da esfera.
INTRODUÇÃO
Na aula anterior foi realizado procedimentos para se determinar o volume e a densidade de esferas sólidas através de dois experimentos laboratoriais, com aplicação da teoria de erro.
As grandezas físicas são aquelas que podem ser medidas e quantificadas, e sua unidade é que vai caracterizar tal grandeza. Mas essas medidas tem um certo erro quando se mede várias vezes, devido a incerteza característica do aparelho utilizado nessa medição, pois é encontrado medidas com uma pequena diferença.
Uma substancia é uma espécie de matéria formada por átomos em proporção específica, possuindo suas propriedades e uma composição química. As substancias podem ser encontrados nos seus estados físicos, líquidos e gasosos. Para se calcular a densidade de uma substância é usado a formula matemática:
Ρ = m/V, onde ρ é a densidade, m é a massa e V é o volume. O cálculo da densidade dos sólidos se tornam mais fáceis devido ao volume da substância, essa que é formada por moléculas fortemente unidas, tendo assim uma forma definida. Caso que não ocorre nos líquidos e gases, ambos se expandem no ambiente com suas