Quimica
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
Relatório sobre Gravimetria
Disciplina: Química Analítica Quantitativa Alunos: Érica Toledo de Souza Ébony Carneiro Bruno Martins Maiara Fagundes
Junho/2012
1- Objetivos
A aula prática teve como objetivo geral, desenvolver habilidades e competências à análise gravimétrica. O objetivo específico foi determinar a quantidade de íons Cl em uma amostra de KCl.
2- Fundamentos Teóricos
Em uma análise gravimétrica utiliza-se de uma seqüência de operações com o objetivo de se determinar a quantidade de um constituinte em uma amostra, por pesagem direta deste elemento puro ou de um derivado seu de composição conhecida e bem definida.
As operações unitárias utilizadas no procedimento gravimétrico são de fácil execução e utilizam-se equipamentos simples e de baixo custo. A maior desvantagem é o tempo necessário para a sua execução, geralmente longo. Além disso, devido ao grande número de operações necessárias a sua execução, este tipo de análise está sujeito a uma série de erros acumulativos, devidos as falhas de execução, erros devidos a elementos interferentes, etc.
Um tipo desse método é a Gravimetria por Precipitação, onde o constituinte a determinar é isolado mediante adição de um reagente capaz de ocasionar a formação de uma substância pouco solúvel (precipitado).
O processo pode ser facilmente entendido pela seqüência das operações sucessivas:
1. Preparo da amostra. Moagem, homogeneização, secagem, pesagem da fração a ser analisada;
2. Preparo de solução. A partir de uma pequena quantidade de amostra (fração a ser analisada) se produz uma solução, sempre com um volume bem definido. Às vezes, pode-se dispensar esta etapa, e analisar-se o material diretamente,